domingo, 13 de março de 2011

Como configurar wds no TP-LINK TL-WR340G...

Essa foi dura!!!
Comprei o roteador no extra na sexta a noite. Estava em promoção e ao ver na caixa que tinha a função WDS (que serve pra ampliar uma rede wireless basicamente) logo acabei comprando.
No sabado fiquei super triste ao ver que em nenhum canto da interface web de configuração do aparelho tinha alguma menção ao WDS. Procurei no manual impresso que veio e nada. Peguei o manual pdf que veio no cd e também nada... Nenhuma menção...
Entrei no site da tp-link e dei de cara com o tradicional ATENDIMENTO ONLINE, ONLINE, CLIQUE AQUI e ao clicar a mensagem que todos os operadores estavam ocupados. Nesta página tinha um número para ligar dizendo que estava disponível de seg a sabado a partir das 9hs.
Como era sabado umas 10hs liguei no 4004 indicado e.... CAIU NO FAX!!!
BELO ATENDIMENTO DA TP-LINK!!!
Depois de fuçar no site que descobri que tem informação errada no site pois na página principal fala que o suporte é de segunda a sexta e na página de negação do atendimento online diz seg a sabado...
Mesmo assim entrei no fale conosco e enviei uma mensagem pedindo dicas.
Procurei pela internet e nada. Nenhuma menção. Encontrei somente instruções de como configurar em outro modelo e a interface é diferente.
Fiquei sabado e domingo ilhado buscando em toda internet e nada...
Somente hoje, domingo a noite, que consegui descobrir como fazer.
Fica aqui minha revolta com o TP-LINK que faz um produto que escreve na caixa que o aparelho faz wds só que em nenhum lugar dentro da caixa explica como, nem mesmo faz alguma menção.



fazendo um adendo: Para quem tiver precisando da solução é basicamente a seguinte:
Primeiro veja o sid da sua rede, canal, ip e mac do seu roteador principal, depois entre no tp-link conectado via cabo e veja se o ip do tp-link não é o mesmo do roteador principal. Sugiro que deixe os dois na mesma faixa de ip sendo o principal com final 1 e o tp-link com final 2. No meu caso, o principal: 192.168.1.1 e o tp-link troquei de 192.168.1.1 para 192.168.1.2
 Depis disto em WIRELESS vc tem colocar o mesmo sid da sua rede wireless, marcar para ROTEAR (não lembro o nome certo desta opção agora) e incluir no primeiro campo que aparece o mac do roteador principal
Para funcionar a criptografia da wireless principal tem que ser wep. Depois disto vc tem que incluir a chave da rede principal em segurança. Configure também o mesmo canal que a rede principal.
salve e pronto
qualquer dúvida entre em contato

18 comentários:

  1. olaamigo estou com problemas, mas minha duvida e a seguinete, eu devo pegar essas info que vc informa, do modem que vem da telefoinica ou do modem wifi principal. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. E ai cara, tambem estou tendo problemas pra configurar esse roteador como "second router". Fiz tudo o que você disse, e funciona se tenho um cabo ligando os dois roteadores. Mas a ideia [e que não precise desse cabo entre eles, que o segundo acesse o primeiro via wireless. Vc tem alguma ideia do que eu possa estar fazendo de errado? Tem algo a mais pra configurar que vc nao escreveu? abraço

    ResponderExcluir
  3. minha duvida e essa tb quero configurar pra rede sem fio entre os 2 roteadores
    pra ampliar a rede sem fio quero o segundo roteador ligado so na energia

    ResponderExcluir
  4. A solução do primeiro comentário parece estar a funcionar aqui em minha casa. Pelo menos consigo wireless em locais onde não havia cobertura. Usei um Conceptronic C54BRS4 em Modo AP Bridge-WDS e o TPLink TL-WR340G em modo Bridge. Como indicado no primeiro comentário, coloquei o mac Address do TPLink no Conceptronic e vice-versa, defini o router Conceptronic no primeiro IP (192.168.2.1) e o TPLink no segundo IP (192.168.2.2). Utilizei o mesmo SSID, o mesmo canal, e a mesma segurança em ambos os equipamentos. Não há qualquer cabo entre os equipamentos, apenas é necessário garantir que o segundo tem boa cobertura do primeiro.

    ResponderExcluir
  5. EU configurei dois APs da TPtink TL-WR841ND ele funciona em modo AP Bridge-WDS eles funcionam porém o cliente que fiz o serviço reclama que tem que resetar um dos Aps de vez em quando.

    alguma Dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tendo o mesmo problema com o WR941ND, atualizei o FW dele e o problema persiste. Todo dia ele trava, sendo necessário um reboot.

      Vc conseguiu a solução amigo?

      Mandei meu router pra assistencia tecnica da TP Link to aguardando resposta.

      Excluir
  6. Boa tarde amigo, eu tendei fazer o que você escreveu ai mas não deu certo, não sei se estou fazendo errado, você teria imagens do procedimento para eu comparar com o que eu fiz aqui? abraço

    ResponderExcluir
  7. AP 1 - TL-WR642G
    IP padrão - 192.168.1.1
    AP 2 - TL-WR340GD
    IP colocado 192.168.2.1

    na opção wireless do ap 1 deixar em ip dinamico, habilitar Bridges e na MAC 1 colocar o MAC do AP 2.
    no ap 2 vc deixa tbm em ip dinamico tbm habilita Bridges e coloca na MAC 1 a MAC do AP 1, porem tem que ser SSID e canais iguais, com o DHCP do AP 2 dasativado.

    By: Corsario InfoTech

    ResponderExcluir
  8. galera tenho um tp-link tl-wa601g que quero colocar como expansor de sinal, por que no quarto não funciona muito bem o sinal, e tenho outro pl-link como router principal.. mas já fiz de tudo e não consigo fazer-lo funcionar.. meu msn: fabioholliday@hotmail.com alguém poderia me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  9. tenho um roteador TP-Link modelo tl-wr340g e outro d-link modelo dsl-2640b. O segundo está configurado para acessar a gvt. Gostaria de usar o primeiro como repetidor de sinal. Já segui todas as indicações desse site, já procurei na internet, tentei várias configurações e não consegui nada. Alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. amigo minha net devia paracecer 100mb quando conectado aparece so 10mb ai n entra no msn e face pq?

    ResponderExcluir
  11. Oi amigo.. muito obrigado mesmo pela dica estava procurando q nem loko.. Vlw Abração!!

    ResponderExcluir
  12. Eu consegui colocar ele como AP. Mais a internet ainda nao funciona no segundo ap.

    Alguma sugestao?

    ResponderExcluir
  13. Olá me Chamo Thaís, estou tentando config um Roteador Tp Link wr340g como repetidor de sinal do roteador Claro ZTE. Já vi vários tutorias mas não consigo concluir o processo.
    Nas configurações do roteador secundário devo colocar ip dinamico, estático ou pppoe? quais dados devo colocar.
    Outro problema é a questão da segurança da rede. Meu roteador principal, no caso Claro zte está criptografado em wpa....wpa2.... e o secundário em modo bridges não aceita esta opção. somente Wep. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  14. Olá me Chamo Thaís, estou tentando config um Roteador Tp Link wr340g como repetidor de sinal do roteador Claro ZTE. Já vi vários tutorias mas não consigo concluir o processo.
    Nas configurações do roteador secundário devo colocar ip dinamico, estático ou pppoe? quais dados devo colocar.
    Outro problema é a questão da segurança da rede. Meu roteador principal, no caso Claro zte está criptografado em wpa....wpa2.... e o secundário em modo bridges não aceita esta opção. somente Wep. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Thaís tbm estou com o mesmo problema, vc conseguiu resolver?

    ResponderExcluir